O que é o bullying?
É um comportamento:
- Adotado entre pares;
- Agressivo e intencional;
- Repetido;
- Envolvendo desigualdade e abuso de poder.
Tipos de bullying
- Físico: roubar ou destruir objetos pessoais, bater, empurrar, cercar, perseguir a vítima;
- Verbal: difamar, provocar, ameaçar, insultar, gozar, colocar alcunhas maldosas;
- Sexual: assediar, abusar ou tocar de forma não consentida, indesejada e inapropriada;
- Psicológico: coagir, intimidar, discriminar, humilhar;
- Ciberbullying: adotar os comportamentos acima referidos (à exceção dos físicos), através das tecnologias da informação e comunicação.
Os comportamentos de bullying podem encaixar-se simultaneamente em mais do que um destes tipos.
Quem são os intervenientes?
- A vítima (quem sofre as agressões)
- O agressor (quem agride)
- O observador (quem assiste)
- Os apoiantes do agressor, os indiferentes e os defensores da vítima
Sintomas a ter em atenção
- Tristeza, apatia e isolamento;
- Diminuição da autoestima e autoconfiança;
- Desmotivação e baixa de rendimento escolar;
- Perturbações alimentares (anorexia/bulimia) e do sono (insónias e pesadelos);
- Ansiedade, depressão e comportamentos autolesivos.
(No limite, em alguns casos, pode levar à ideação suicida ou mesmo suicídio)
O que não se pode dizer a uma vítima
- Se eles te batem, bate-lhes também!
- Ignora esses ataques!
- Evita esses colegas!
- Isso são coisas de criança…
- Tens de saber defender-te!
- Precisas de ser forte!
- Estás a fazer um drama do caso…
- Isso é uma fase, isso passa!
Como pode ajudar a prevenir o bullying/ciberbullying?
- Estando atento a comportamentos agressivos entre alunos, na sala de aula, nos intervalos, na entrada e na saída das aulas, durante o período de almoço, entre outros;
- Redobrando a sua atenção, de forma a detetar potenciais situações de bullying/ciberbullying;
- Confirmando, caso detete ou lhe seja confiada alguma denúncia, que se trata realmente de uma situação de bullying/ciberbullying, solicitando ajuda, caso necessário (Equipa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”; Equipa de Promoção e Educação para a Saúde; psicólogo/a; ou outros);
- Tomando uma posição firme, protegendo a vítima e resolvendo a situação rapidamente;
- Intervindo de imediato, não ignorando as queixas e os sinais, e articulando com o órgão de gestão da sua escola.
Como pode ajudar uma vítima de bullying/ciberbullying?
- Realce que não se deve sentir culpado;
- Ajude-o a manter a calma, tranquilidade e serenidade;
- Explique-lhe que denunciar a situação a um adulto é um passo muito importante;
- Incentive-o a relatar o que se está a passar (e diga-lhe que o pode fazer de modo anónimo);
- Ao ajudar a vítima a denunciar, diga-lhe que é importante
- Responder a 5 questões:
- Quem é o agressor?
- O que realmente aconteceu?
- Desde quando acontece?
- Em que locais (físicos ou virtuais)?
- Quem assistiu e pode testemunhar? Que provas existem (fotos, vídeos, capturas de ecrã, etc.)?
- Aconselho-o a evitar estar sozinho ou em zonas mais isoladas da escola;
- Se for docente e/ou pertencer ao órgão de gestão da escola, contacte os pais/encarregados de educação da vítima e procure averiguar se a família tem conhecimento da situação.
Como agir face a um possível agressor?
- Ajude-o, de forma tranquila, a reconhecer que tais ações são inadmissíveis;
- Procure, com calma, compreender a origem desses comportamentos;
- Tente recolher o máximo de informações, pois será importante para resolver o problema e prevenir futuras situações;
- Informe o órgão de gestão da escola;
- Se for docente e/ou pertencer ao órgão de gestão da escola, contacte os pais/encarregados de educação e procure averiguar se a família tem conhecimento desse tipo de comportamentos.
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