Escolas

O que é o bullying?

É um comportamento:

  • Adotado entre pares;
  • Agressivo e intencional;
  • Repetido;
  • Envolvendo desigualdade e abuso de poder.
Tipos de bullying
  • Físico: roubar ou destruir objetos pessoais, bater, empurrar, cercar, perseguir a vítima;
  • Verbal: difamar, provocar, ameaçar, insultar, gozar, colocar alcunhas maldosas;
  • Sexual: assediar, abusar ou tocar de forma não consentida, indesejada e inapropriada;
  • Psicológico: coagir, intimidar, discriminar, humilhar;
  • Ciberbullying: adotar os comportamentos acima referidos (à exceção dos físicos), através das tecnologias da informação e comunicação.

Os comportamentos de bullying podem encaixar-se simultaneamente em mais do que um destes tipos.

Quem são os intervenientes?
  • A vítima (quem sofre as agressões)
  • O agressor (quem agride)
  • O observador (quem assiste)
    • Os apoiantes do agressor, os indiferentes e os defensores da vítima
Sintomas a ter em atenção
  • Tristeza, apatia e isolamento;
  • Diminuição da autoestima e autoconfiança;
  • Desmotivação e baixa de rendimento escolar;
  • Perturbações alimentares (anorexia/bulimia) e do sono (insónias e pesadelos);
  • Ansiedade, depressão e comportamentos autolesivos.

(No limite, em alguns casos, pode levar à ideação suicida ou mesmo suicídio)

O que não se pode dizer a uma vítima
  • Se eles te batem, bate-lhes também!
  • Ignora esses ataques!
  • Evita esses colegas!
  • Isso são coisas de criança…
  • Tens de saber defender-te!
  • Precisas de ser forte!
  • Estás a fazer um drama do caso…
  • Isso é uma fase, isso passa!
Como pode ajudar a prevenir o bullying/ciberbullying?
  • Estando atento a comportamentos agressivos entre alunos, na sala de aula, nos intervalos, na entrada e na saída das aulas, durante o período de almoço, entre outros;
  • Redobrando a sua atenção, de forma a detetar potenciais situações de bullying/ciberbullying;
  • Confirmando, caso detete ou lhe seja confiada alguma denúncia, que se trata realmente de uma situação de bullying/ciberbullying, solicitando ajuda, caso necessário (Equipa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”; Equipa de Promoção e Educação para a Saúde; psicólogo/a; ou outros);
  • Tomando uma posição firme, protegendo a vítima e resolvendo a situação rapidamente;
  • Intervindo de imediato, não ignorando as queixas e os sinais, e articulando com o órgão de gestão da sua escola.
Como pode ajudar uma vítima de bullying/ciberbullying?
  • Realce que não se deve sentir culpado;
  • Ajude-o a manter a calma, tranquilidade e serenidade;
  • Explique-lhe que denunciar a situação a um adulto é um passo muito importante;
  • Incentive-o a relatar o que se está a passar (e diga-lhe que o pode fazer de modo anónimo);
  • Ao ajudar a vítima a denunciar, diga-lhe que é importante
  • Responder a 5 questões:
    • Quem é o agressor?
    • O que realmente aconteceu?
    • Desde quando acontece?
    • Em que locais (físicos ou virtuais)?
    • Quem assistiu e pode testemunhar? Que provas existem (fotos, vídeos, capturas de ecrã, etc.)?
  • Aconselho-o a evitar estar sozinho ou em zonas mais isoladas da escola;
  • Se for docente e/ou pertencer ao órgão de gestão da escola, contacte os pais/encarregados de educação da vítima e procure averiguar se a família tem conhecimento da situação.
Como agir face a um possível agressor?
  • Ajude-o, de forma tranquila, a reconhecer que tais ações são inadmissíveis;
  • Procure, com calma, compreender a origem desses comportamentos;
  • Tente recolher o máximo de informações, pois será importante para resolver o problema e prevenir futuras situações;
  • Informe o órgão de gestão da escola;
  • Se for docente e/ou pertencer ao órgão de gestão da escola, contacte os pais/encarregados de educação e procure averiguar se a família tem conhecimento desse tipo de comportamentos.
Docentes
Assistentes Operacionais

Pode sempre procurar a ajuda da APAV ligando para o número grátis 116 006 ou visitando o site.

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