Compromisso 1.º ciclo

Compromisso

“Turma Sem Bullying. Turma Sem Violência”

1º Ciclo do Ensino Básico

O bullying (forma de agressão intencional e repetida para causar dor ou desconforto), o ciberbullying (forma de bullying, recorrendo às tecnologias digitais) e outras formas de violência acontecem no dia-a-dia de muitas crianças e jovens, podendo desencadear tristeza, choro fácil, pesadelos, vontade de ficar sozinho. Para além disso, as crianças e jovens que são vítimas destas formas de violência podem também deixar de querer ir à escola, pelo que é necessário adotar medidas para impedir que estas situações ocorram.

Sabendo-se que o respeito pelo outro é uma parte fundamental do que é ser cidadão, é importante sabermos como é que devemos agir, para que esse respeito pelo outro seja uma realidade.

Assim, todos nos comprometemos a:

  1. Respeitar colegas, professores e demais funcionários;
  2. Não agredir, física ou verbalmente, qualquer colega ou outra pessoa, na escola ou noutro local;
  3. Ajudar os alunos que são vítimas de bullying, de ciberbullying e de outras formas de violência;
  4. Não partilhar dados pessoais (nome, morada, fotografias,…) com pessoas desconhecidas;
  5. Ser responsáveis pelas nossas ações.

A Escola, no âmbito da sua autonomia e da sua Estratégia de Educação para a Cidadania, assume que o cumprimento deste compromisso permitirá reconhecer e valorizar o papel da turma na promoção de uma “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, certificando-a “Turma Sem Bullying. Turma Sem Violência”, menção que constará também do processo individual de cada um dos elementos da turma.

(Local, data)

Turma _____ do ______ º Ano, da Escola ___________________________________________

Assinatura do/a Professor/a Titular de Turma: ______________________________________

(Este compromisso apresenta-se apenas como uma base que poderá, caso assim se entenda, no âmbito da autonomia dos estabelecimentos de ensino, ser adaptada à realidade de cada turma, fruto da discussão em aula com os alunos.)

Partilha nas tuas redes